Edições anteriores




2012

v. 11, n. 1 (2012): Mundos do Trabalho: novos contextos, novas perspectivas

É com muita satisfação que apresentamos o número temático “Mundos do Trabalho: novos contextos, novas perspectivas”. O número teve como ponto de partida uma chamada para contribuições que, em alguma medida, expressassem as intensas transformações nas relações de trabalho que ocorreram nas últimas décadas, em um contexto de globalização e financeirização da economia: incluem-se aí o emprego da automação em larga escala, a flexibilização das relações de produção e a desregulamentação de direitos, mas também as reações de trabalhadores a condições que consideram injustas. Nossas expectativas foram contempladas e reunimos aqui nove artigos com diferentes temas e enfoques sobre a questão do trabalho na contemporaneidade.

2011

v. 10, n. 1 (2011): Festas e Sociabilidades

É com muita satisfação que apresentamos a edição temática Festas e Sociabilidades, organizada pela professora Renata de Sá Gonçalves (UFF, doutora pelo PPGSA-UFRJ e amiga da Revista Enfoques). Neste número, apresentamos textos, reflexões, fotografias e vídeos produzidos em contextos de pesquisa sobre "as festas e as sociabilidades".

2010

v. 9, n. 1 (2010)

Apresentamos como novidades nesta edição a tradução do texto de Nancy Fraser, “Rethinking Recognition”. O texto foi traduzido tendo em vista uma demanda de leitura apresentada pelos alunos. A republicação do artigo “Tem pente aí?: reflexões sobre a identidade masculina”, de Roberto DaMatta, com um breve texto de apresentação de Mirian Goldenberg e, para fechar, uma entrevista realizada pelo doutorando do PPGSA, Tiago Coutinho com Anne Marie Losonczy, professora na Universidade Livre de Bruxelas e diretora de pesquisas na École Pratique des Hautes Études (Paris-França).

2009

v. 8, n. 1 (2009): Passado, presente e futuro

Mesmo considerando a diversidade temática e estilística desta edição, o “tempo” parece figurar como um elemento sutil de ligação entre os trabalhos. Os artigos trazem desenvolvimentos peculiares sobre o significado de acontecimentos passados, suas implicações no presente e para o futuro, a partir de questões sobre raça, gênero, trabalho e patrimônio. A resenha, por sua vez, oportunamente lembra um caso semelhante ao da gripe Influenza A (R1N1) e nos estimula a pensar os desafios internacionais diante das fragilidades do corpo humano.

2008

v. 7, n. 2 (2008)

Desta vez reforçamos o diálogo com a diversidade ao apresentarmos uma variedade de temas e assuntos. Porém, podemos identificar que importantes questões do campo das Ciências Sociais estão aqui representadas. Dilemas da contemporaneidade, da construção da identidade e da manifestação religiosa são tratados nos artigos, bem como as investigações sobre as redes globais de comunicação, as mudanças nas relações de trabalho, os diferentes olhares sobre a cultura e os conflitos da modernidade. Cada um a seu modo explora tais temáticas que, em algum momento ou de alguma forma, já se colocaram diante de nós como questões de pesquisa ou mesmo como questões de vida.

v. 7, n. 1 (2008)

Nesta sétima edição, temos “um encontro” de dois temas centrais que percorrem as discussões do campo sociológico e antropológico: a questão do “espaço” e da “identidade” na contemporaneidade. As temáticas racial, de gênero, religiosidade, arte e trabalho, articuladas criativamente nos artigos, buscam compreender como determinados grupos organizam-se e revelam-se por meio de suas práticas e representações.

2007

v. 6, n. 1 (2007)

Esta edição da Revista Enfoques on line apresenta seis artigos inseridos nos debates contemporâneos sobre teoria sociológica clássica, trabalho, reforma agrária, desenvolvimento sustentável e futebol.

2006

v. 5, n. 2 (2006)

Esta edição da ENFOQUES abre espaço para jovens cientistas sociais e historiadores que no estado do Rio de Janeiro vêm se dedicando ao estudo da classe operária. Ao reunir pesquisadores de diferentes instituições, o conjunto de artigos que se segue visa também oferecer aos leitores um panorama consideravelmente diversificado dos estudos do trabalho, bem como apresenta um pouco da variedade de abordagens e perspectivas teórico-analíticas que atuam no interior desse campo.

v. 5, n. 1 (2006)

Nesta edição estamos publicando quatro artigos. Todos são frutos de pesquisas recentes e contribuem para a intensificação do debate acerca de temas clássicos, como trabalho, política, poder, violência e juventude.

2005

v. 4, n. 1 (2005)

Este é o quarto número da revista Enfoques. Neste número, foi privilegiado o debate em torno de linhas de pesquisa já consolidadas nas ciências sociais, tais como política, violência, religião e desigualdades sociais.


2003

v. 2, n. 1 (2003)

Neste segundo número, a Revista Enfoques apresenta artigos que recobrem duas relevantes áreas de pesquisas nas ciências sociais contemporâneas: as relações de gênero e as relações de trabalho.

2002

v. 1, n. 1 (2002)

Enfoques divulga, neste primeiro número, cinco artigos que exploram um leque de temas relevantes na pauta dos debates acadêmicos e políticos: globalização, política de cotas, atuação de ONGs, unificação européia e educação.

1 a 18 de 18 itens    


Visite a nossa página para consultar edições anteriores da Revista: http://www.enfoques.ifcs.ufrj.br/